px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Aveiro > Concelho de Aveiro >
A JUSTIÇA

Autor: Euclides Vaz
Localização: Aveiro, Freguesia da Glória, Praça Marquês de Pombal;
Coordenadas: N 400 38´19´´; W 80 39´12´´.
Data de inauguração: 8 de Junho de 1962
Promotor: Ministério da Justiça
Materiais: Bronze (estátua) e Pedra (pedestal)
Dimensões: base 0,10m x 0,50m x 0,50m / escultura 3,90m x 0,50m x 0,50m
Descrição: Estátua alusiva à Justiça, integrada na fachada principal do edifício do Tribunal da Comarca de Aveiro. Uma figura de mulher, representada com alguma rigidez formal, segura uma espada na mão direita e uma balança na mão esquerda, surgindo de rosto descoberto.
A espada representa a força, prudência, ordem, regra e aquilo que a consciência e a razão ditam. A balança simboliza a equidade, o equilíbrio, a ponderação, a justeza das decisões na aplicação da lei.
Historial: A construção do Palácio da Justiça de Aveiro enquadra-se no âmbito mais alargado da campanha de modernização do parque judiciário nacional empreendida pelo Ministério da Justiça durante o Estado Novo. Esta acção, encetada desde 1926 pelo então ministro da Justiça Manuel Rodrigues Júnior (1889-1946), assentou em dois desígnios fundamentais: a intenção de remodelação dos mecanismos processuais e da orgânica do sistema judicial, que teve como expressão a publicação do primeiro Estatuto Judiciário logo em 1927; e a criação de uma política de dignificação dos edifícios judiciais e consequente estabelecimento de uma rede nacional.
Bibliografia: NUNES, António Manuel, Justiça e Arte: Tribunais Portugueses, ed. Secretaria-Geral do Ministério da Justiça, Lisboa 2003.
NUNES, António Manuel, Espaços e Imagens da Justiça no Estado Novo, Templos da Justiça e Arte Judiciária, Coimbra, 2003.
PEREIRA, José Fernandes, Dicionário de Escultura Portuguesa, Lisboa, 2005.
http://www.monumentos.pt/Monumentos/forms/002_B2.aspx?CoHa=2_B1 [consultado em 12/01/2010]

Fotografo: José Meneses
Ano do Registo Fotográfico: 2005
 A JUSTIÇA px