px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Aveiro > Concelho de Aveiro >
MONUMENTO A EGAS MONIZ E MEDICINA

Autor: Euclides Vaz
Localização: Aveiro, Freguesia da Glória, Entrada principal do Hospital Infante D. Pedro de Aveiro (lado esquerdo)
Data de inauguração: 27 de Novembro de 1974
Promotor: Câmara Municipal de Aveiro
Materiais: Bronze e pedra
Dimensões: Painel 2,42m x 5,10m x 0,30m / Estátua com 2,10m de altura por 0,70m de diâmetro / Medalhão com 0,50m de diâmetro.
Descrição: Painel de remate curvilíneo no extremo direito. Na extremidade oposta sustenta um medalhão em alto-relevo, em bronze, de Egas Moniz. Sob este surge a seguinte inscrição, em capitais, do mesmo material: EGAS MONIZ / NASCISDO EM / AVANCA – 1874 / PRÉMIO NOBEL / DA MEDICINA / E FILOSOFIA. Junto do remate curvilíneo encontra-se resguardada uma figura de corpo inteiro, em pedra, evocativa da Medicina, ostentando na mão esquerda, um tronco no qual se enrola uma serpente.
Historial: António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz nasceu em Avanca a 29 de 1874 e morreu em Lisboa a 13 de Dezembro de 1955.
No ano de 1974 e apesar de Egas Moniz não ser natural do município de Aveiro, mas sim da região, a cidade achou por bem prestar-lhe homenagem, aquando a comemoração do primeiro centenário do seu nascimento. O programa desta comemoração consistiu na inauguração e colocação de um monumento evocativo do grande cientista, em 27 de Novembro, na ala poente da Avenida das Tílias, do Parque Municipal D. Pedro. A mudança do monumento para o local onde hoje se situa ocorreu, somente, em 1998.


Bibliografia:
CHRISTO, A.; GASPAR, J. G. - Calendário Histórico de Aveiro. Aveiro, 1986.
CAMPOS, C.; FERREIRA, F.; FARIA, G. A. - Ruas que são gente. Aveiro, 2000, pp.67-68.
Fotografo: José Meneses
Ano do registo fotográfico: 2005

 MONUMENTO A EGAS MONIZ E MEDICINA px