px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Montemor-o-Velho >
BUSTO DE JOAQUIM PIMENTA SIMÕES

Autor: Vasco Berardo (n. 1933)

Localização: Montemor-o-Velho, Freguesia de Arazede, Lg. Silva Ferrão
(Coordenadas: N 40.28151º; W 8.65250º

Data de Inauguração: 01-12-1983

Promotor: Comissão Organizadora de Fundos para a Homenagem a Joaquim Pimenta Simões (Engº. Rui Monteiro, Luís Baía, Arménio Silva).

Materiais: Busto: bronze; estrutura: mármore e betão

Dimensões: Busto: 40cm; estrutura: 188cm x 78cm; base: 28cm x 31cm

Descrição/ Tema: Composição de arte contemporânea, constituída por um busto de feições de inspiração naturalista, sustentado por uma alta estrutura. Na mesma linha de outras peças do autor, nomeadamente do “Monumento a Afonso Costa” na Ereira - Montemor-o-Velho.

Historial: Obra promovida por uma comissão responsável pela angariação de fundos, junto da população, para homenagear o médico - Dr. Joaquim Pimenta Simões (1925-1979), em agradecimento ao que ele fez pela população das freguesias de Arazede e de outras limítrofes, no decurso do seu exercício clínico. O artista Vasco Berardo, na construção da estrutura que sustenta o busto, teve a colaboração de Rui Carapeto, Manuel Alivio M. Pereira e António Lopes (REIS 2011).

Bibliografia: (algumas informações foram cedidas pelo Sr. Major Manuel Maria dos Reis)

Fotógrafo: Jorge Neves

Ano de Registo Fotográfico: 2005


 BUSTO DE JOAQUIM PIMENTA SIMÕES px

 
Itens no mesmo Distrito