px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Castelo Branco > Concelho de Covilhã >
PÊRO DA COVILHÃ

Autor: escultor Francisco Simões e arquitecto Pinto Sousa

Localização: Covilhã; Freguesia de São Pedro, Praça do Município
(Coordenadas: N: 40º28 050; W 007º50 37)

Data de Inauguração: 10-06-1988

Promotor: Município da Covilhã

Materiais: Granito

Dimensões: 350cm; Base: 117cm x 112cm

Descrição/ Tema: Conjunto escultórico de arte contemporânea. Constituído por uma estátua de pé, sobre uma base paralelepipédica na horizontal e por um desenho policromado, composto por embutidos no próprio pavimento (no passeio junto à entrada do edifício da Câmara Municipal). Segundo o escultor “... o desenho representa os três continentes percorridos por Pêro da Covilhã: Europa, Ásia e África; o itinerário da viagem; as armas de D. João II patrono do investimento; e uma rosa-dos-ventos símbolo da viagem e da sua orientação, uma fonte com água simbolizando os mares a percorrer e finalmente, a figura de Pêro da Covilhã num regresso à terra onde nunca chegaria a voltar. O projecto obedeceu a dois propostos. O primeiro; as características dos materiais existentes, construções e pavimentos graníticos que exigiram continuidade. Por outro lado, a agressividade climatérica da região, muito exigente que não poupa os materiais que lhe são estranhos”(CMC).

Historial: O monumento foi promovido pela Câmara Municipal da Covilhã, e inaugurado 10 de Junho 1988 (Dia de Portugal), no âmbito das comemorações dos 500 anos da histórica Viagem de Pêro da Covilhã 1450 (?)-1530(?), viajante português do século XV, enviado por D. João II, à Índia e à Etiópia, em 1487.

Bibliografia: Pêro da Covilhã in Infopédia [em linha]. Porto Editora 2003-2010, URL: http://www.infopedia.pt/$pero-da-covilha;
Alguns elementos foram cedidas pela Câmara Municipal da Covilhã.

Fotógrafo: Pedro Medeiros

Ano de Registo Fotográfico: 2005
 PÊRO DA COVILHÃ px