px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Cantanhede >
PEDRO TEIXEIRA

Autor: Celestino Alves André (n. 1959)

Localização: Cantanhede, Freguesia de Cantanhede, Largo Pedro Teixeira, Cantanhede (Coordenadas: N 40.34705º; W 8.59162º).

Data de Inauguração: 25-07-1993

Materiais: Estátua: Bronze; Plinto: betão revestido a pedra calcária

Dimensões: Estátua: 360cm; Plinto: 126cm x 204cm x 203cm

Descrição/ Tema: Estátua de pé, monumental, de arte contemporânea, denuncia influências realistas e modernistas com afinidades historicistas. Encontra-se sobre um plinto paralelepipédico com uma certa horizontalidade, em betão revestido a calcário, integrado a ângulo de uma estrutura do mesmo material, escalonada, de configurações geométricas. A estátua representa Pedro Teixeira, numa postura heróica, segurando na mão esquerda um bússola e uma “carta geográfica”, enquanto o braço direito se encontra levantado apontando uma direcção, como se estivesse a indicar “o caminho a tomar”.
Historial: Obra encomendada pela Câmara Municipal de Cantanhede, a Alves André, em homenagem a um notável, nascido em Cantanhede - Pedro Teixeira (1585 – 1641), conquistador da Amazónia brasileira durante a dinastia Filipina em Portugal, expulsou os franceses de São Luís do Maranhão e travou as incursões dos holandeses e inglesas. A estátua foi executada em 1993, pela Fundição Araújo e Guedes, de Vila Nova de Gaia.
Bibliografia: I Simpósio Internacional de Escultura Cidade de Cantanhede, Câmara Municipal de Cantanhede 1999;
http://www.cm-cantanhede.pt/biblioteca/personagens_pt.asp, 2010-11-25

Fotógrafo: Jorge Neves

Ano de Registo Fotográfico: 2005
 PEDRO TEIXEIRA px

 
Itens no mesmo Distrito