px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Cantanhede >
MIGUEL TORGA

Autor: José António Plácido (n. 1961)

Localização: Cantanhede, Freguesia de Cantanhede, Largo Cândido dos Reis, Cantanhede (Coordenadas: N 40.34660; W 8.59207)

Data de Inauguração: 2000 (execução)

Promotor: Câmara Municipal de Cantanhede

Materiais: Pedra de Ançã

Dimensões: 250 cm x 60cm x 109cm

Descrição/ Tema: Composição escultórica, de arte contemporânea, figurativa, no seguimento de uma plástica semelhante a outras obras do artista, nomeadamente “Casal Gandarês (1999) - em Cantanhede; Mulher Gandaresa (1995) - na Tocha e Aos Caniceiros Defensores do Pinhal do Povo (2001) - na Caniceira”. A obra esculpida em pedra é dedicada ao escritor Miguel Torga, assume feições geométricas; sendo constituída por dois amontoados de livros, nos quais o intitulado “Os Bichos”, surge destacado, tanto pela inscrição do seu nome na lombada como pela figura de um pequeno sapo que remata um dos amontoados. A sustentar os livros tem um plinto paralelepipédico ao alto, no qual figura um “xaile” esculpido no topo, descaído sobre as faces da parte onde se encontra.

Historial: Escultura realizada no âmbito do II Simpósio Internacional de Escultura, Cidade de Cantanhede, que decorreu entre 25 de Julho e 31 de Agosto de 2000. Promovido pela Câmara Municipal de Cantanhede.

Bibliografia: II Simpósio Internacional de Escultura, Cidade de Cantanhede, Cantanhede 2000.
http://sites.google.com/site/placidojoseplacido/curr%C3%ADculo, 2010-11-28

Fotógrafo: Jorge Neves

Ano de Registo Fotográfico: 2005
 MIGUEL TORGA px

 
Itens no mesmo Distrito