px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Cantanhede >
MARQUÊS DE MARIALVA

Autor: Alves André (n.1959)

Localização: Cantanhede, Freguesia de Cantanhede, Praça Marquês de Marialva, Cantanhede (Coordenadas: N 40.34661º; W 8.59423º).

Data de Inauguração: 23-05-1999

Promotor: Câmara Municipal de Cantanhede

Materiais: Estátua: bronze; Pedestal: Alvenaria revestida a calcário e granito

Dimensões: Estátua: 550cm (aprox.); Pedestal: 372cm x 483cm x 2430cm

Descrição/ Tema: Estátua equestre, monumental, Alves André. Encontra-se sobre um pedestal de grandes dimensões, paralelepipédico e escalonado, em alvenaria, revestida a lajes de granito (base) e de calcário, com inscrições em bronze em quatro faces. A estátua apresenta grandes semelhanças com a estátua equestre de D. João IV (monarca da restauração) localizada em Vila Viçosa, da autoria de Francisco Franco. O artista representa o cavaleiro “Marquês de Marialva” com indumentária da época, montado num cavalo de porte majestoso, em posição de movimento sugerindo estar em “trote”.

Historial: Estátua encomendada ao escultor Alves André, em homenagem do 3º Conde de Cantanhede e 1º Marquês de Marialva, D. António Luís de Meneses, notável do tempo da Restauração de Portugal. Um comandante das tropas portuguesas, vencedor dos castelhanos, na Batalha das Linhas de Elvas (1659) e na Batalha de Montes Claros (1665). Foi Conselheiro de Estado e de Guerra, Vedor da Fazenda Real, Ministro do Despacho, Governador das Armas de Lisboa, Setúbal, Cascais e Estremadura e Capitão-GeneraI da Província do Alentejo.

Bibliografia: Marquês de Marialva in Grande Dicionário Enciclopédico, vol. X, pg. 3959, ed. Madrid (Espanha);
http://www.flickr.com/photos/vitor107/3845110157/, 2010-11-25

Fotógrafo: Jorge Neves

Ano de Registo Fotográfico: 2005


 MARQUÊS DE MARIALVA px

 
Itens no mesmo Distrito