px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Cantanhede >
TRABALHADOR BRAÇAL

Autor: Alves André (n. 1959)

Localização: Cantanhede, Freguesia de Ançã, entre a EN 234 e Av. 25 de Abril, variante de Portunhos, Ançã.
(Coordenadas: N 40.27922; W 8.53087º)

Data de Inauguração: 2000 (execução)

Promotor: Câmara Municipal de Cantanhede

Materiais: Pedra de Ançã e metal

Dimensões: 240cm x 150cm x 55cm

Descrição/ Tema: Relevo aberto, de arte contemporânea, figurativo. Nesta obra, o escultor mantém alguma linguagem seguida na peça “Pedro e Inês”, apresentada no primeiro Simpósios Internacional da Pedra de Cantanhede. Trabalhado num monobloco de pedra de talhe grosseiro, conservando a aparência do “corte original da extracção da pedreira”. Apresenta na parte frontal, em concavidade, o relevo de uma figura masculina, retratando o trabalhador das pedreiras, de tamanho um pouco acima do real, com chapéu na cabeça, descalça, de mangas arregaçadas, segurando na mão direita uma ferramenta de trabalhar a pedra, em metal.

Historial: Escultura realizada no âmbito do II Simpósio Internacional de Escultura, Cidade de Cantanhede, que decorreu entre 25 de Julho e 31 de Agosto de 2000. Promovido pela Câmara Municipal de Cantanhede.

Bibliografia: I Simpósio Internacional de Escultura, Cidade de Cantanhede, Cantanhede 1999;
II Simpósio Internacional de Escultura, Cidade de Cantanhede, Cantanhede 2000; Normas de Inventário, Escultura, Artes Plásticas e Artes Decorativas, 1ª ed. Instituto Português de Museus, 2004;
http://www.cm-cantanhede.pt/xsite_cantanhede/CantanhedeOnline/Cultura/Artistas.jsp?PCH=540&CH=596&PID=16401, 2010-11-17.

Fotógrafo: Jorge Neves

Ano de Registo Fotográfico: 2005

 TRABALHADOR BRAÇAL px

 
Itens no mesmo Distrito