px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Viseu > Concelho de Viseu >
LUÍS DE CAMÕES

Autor: Almeida e Silva (1864-1945)

Localização: Viseu; Freguesia de Coração de Jesus; Alameda Luís de Camões

Data de Inauguração: Outubro 1913

Promotor: Câmara Municipal de Viseu

Materiais: Busto: bronze; Pedestal: granito

Dimensões: Busto: 145cm x 50cm x 35cm; Pedestal: 210 cm.

Descrição/ Tema: Busto fundido em bronze, de arte contemporânea, de configuração naturalista. O artista representa Luís de Camões de rosto expressivo, com indumentária da época e uma coroa de louros na cabeça, segurando com a mão direita junto ao peito “os seus escritos”. Almeida e Silva mantém nesta obra escultórica a afinidade ao naturalismo que é manifesta na sua pintura (paisagens, retratos, etc.).

Historial: O busto foi encomendado em 1880, na altura das comemorações do terceiro centenário da morte de Luís de Camões, a Almeida e Silva (1864-1945), artista natural de Viseu, autor de uma vasta obra predominantemente pictórica. A obra foi inaugurada em Outubro de 1913. Em 2000 (?), foi deslocado da Praça Luís de Camões (actual Praça D. Duarte) para a Alameda Luís de Camões, procedendo-se à sua inauguração neste local em 10.06.2000, com a presença do Sr. Presidente da República (Dr. Jorge Sampaio).

Bibliografia: Almeida e Silva, Pintor, Museu Grão Vasco, 8 Dezembro 1996 a 18 Maio 1997 (catálogo), Lisboa 1996.

Fotógrafo: Alfredo Costa

Ano de Registo Fotográfico: 2004

 LUÍS DE CAMÕES px