px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Montemor-o-Velho >
Homem dos Campos do Mondego

Autor: António Nogueira

Localização: Montemor-o-Velho, Freguesia da Carapinheira, Rotunda, Carapinheira

Data de Inauguração: 2004

Promotor: Câmara Municipal de Montemor-o-Velho

Materiais: Calcário

Dimensões: 360cm x 155cm x 150cm

Descrição/ Tema: Estátua de arte contemporânea, de inspiração realista. Encontra-se no centro de uma rotunda da EN 111, na Carapinheira, sobre um plinto paralelepipédico. A estátua retrata um homem, de pé com chapéu na cabeça, vestindo calças e camisa, ambas arregaçadas, segura com a mão esquerda um saco à tiracolo que representa a bolsa das sementes e com o braço direito “lança as sementes à terra”. O artista realça marcas e feições que denunciam mimetismo do real, características que encontramos em várias obras do escultor, algumas delas localizadas no Concelho de Montemor-o-Velho [Pescador do Rio (Ereira), Bombeiro (Montemor), Gandaresa (Arazede)].

Historial: Sendo a Região de Montemor-o-Velho, uma zona do Baixo Mondego, onde os campos têm grande fertilidade agrícola, consequentemente detém um grande número de pessoas ligadas à agricultura. Motivo que terá levado a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho em 2004, a promover uma homenagem ao agricultor, encomendando ao escultor António Nogueira a obra “Homem dos Campos do Mondego”.

Bibliografia: http://www.cm-montemorovelho.pt/PDF/Acta_10_2004.pdf, pg. 25, 2010-11-08;
Algumas informações sobre a obra foram cedidas pelo escultor António Nogueira.

Fotógrafo: Jorge Neves

Ano de Registo Fotográfico: 2005

 Homem dos Campos do Mondego px

 
Itens no mesmo Distrito