px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Mira >
HOMENAGEM À MÃE GANDARESA

Autor: José Plácido (n. 1961)

Localização: Mira, Freguesia do Seixo, Rua Padre S. Miguel, Seixo

Data de Inauguração: 2001

Promotor: Junta de Freguesia do Seixo

Materiais: Pedra de Ançã

Dimensões: Estátua >: 320cm x 180cm; Base: 36cm x 210cm x 119cm

Descrição/ Tema: Grupo escultórico de arte contemporânea, figurativa, no seguimento de uma plástica semelhante a outras obras de José Plácido, nomeadamente “Mulher Gandaresa” (1995) - Tocha; “Casal Gandarês” (1999), “Aos Caniceiros Defensores do Pinhal do Povo” (2001), na Caniceira - Tocha. A obra encontra-se integrada no meio da povoação, num pequeno largo, sobre uma base paralelepipédica horizontal, constituída por três figuras de tamanhos diferenciados, representando uma “Mãe grávida e um casal de crianças”, com indumentária do princípio do séc. XX, a “mulher” com o chapéu e lenço tradicional da região. A figura da “mãe” está esculpida num monumental monobloco de pedra, enquanto as dos “filhos”, de menores dimensões, estão ambas esculpidas no mesmo monobloco, no entanto uma mão do rapaz que segura o avental da “mãe”, integra-se na mesma massa desta.

Historial: Obra encomendada ao autor, pela Junta de Freguesia do Seixo, segundo inscrição na sua base, como homenagem à mulher, em comemoração do dia da Mãe “AGORA E PARA SEMPRE HONRA E GLÓRIA À MÃE GANDAREZA”.

Bibliografia: IV Simpósio Internacional de Escultura Cidade de Cantanhede, Cantanhede 2005;
http://sites.google.com/site/placidojoseplacido/curr%C3%ADculo, 2010-12-01

Fotógrafo: Jorge Neves

Ano de Registo Fotográfico: 2005
 HOMENAGEM À MÃE GANDARESA px

 
Itens no mesmo Distrito