px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Aveiro > Concelho de Aveiro >
Animal Alma

Autor: Manuel Patinha

Localização: Aveiro: Freguesia da Glória. Lugar: Campus Universitário de Santiago, junto à Av. Padre Fernão de Oliveira (Norte).

Data de Inauguração: 2000

Promotor: Universidade de Aveiro

Materiais: Aço Galvanizado

Dimensões: 355cm X 216cm X 108cm

Descrição: “Animal Alma” é um elemento escultórico de arte contemporânea com equilíbrio formal, numa linguagem depurada e geométrica, conferida pela conjugação de áreas planas com arestas que sobressaiam curvas e rectas, delineando uma figura que podemos associar a um pássaro.
Manuel Patinha concede à peça um efeito de sombras através da forma, reforçando-o com a patine, ao mesmo tempo transmite movimento em função da orientação da luz.
Nesta obra o artista oculta as marcas texturadas deixadas pela rebarbadora ou pela soldadura, demarcando-a de uma das características destacadas em muitas das suas obras em metal, como na escultura “Alta Gracia” na Póvoa de Santa Iria, na qual são visíveis as marcas da soldadura.

Historial: Peça de 1994, colocada no espaço da Universidade de Aveiro no ano 2000.

Bibliografia:
- FERREIRA, José Fernandes, Dicionário de Escultura Portuguesa, Editorial Caminho, SA, Lisboa 2005.

Fotógrafo: José Menezes
Ano de Registo Fotográfico: 2005
 Animal Alma px