px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Mira >
MONUMENTO AOS MORTOS DA GRANDE GUERRA

Autor: António Santos

Localização: Mira, Freguesia de Mira, Jardim Municipal, Mira
(Coordenadas: N 40.42785º; W 8.73646º)

Data de Inauguração: 1932 /1933

Promotor: Amigos Combatentes

Materiais: Betão, pedra e bronze

Dimensões: 410cm alt.

Descrição/ Tema: Escultura monumental, seguindo os modelos do séc. XIX, princípio do sec. XX. De constituição maciça, configuração geométrica, lembrando um obelisco, iconograficamente representada com símbolos nacionais, coroada por um busto feminino com as mãos sobre o escudo, possuindo logo abaixo um friso em relevo, vegetalista (folhas de louro). Na parte frontal, salienta-se encaixado sob um formato que sugere um arcosólio, um baixo relevo em bronze, figurativo, de inspiração naturalista; representando os soldados a combater nas trincheiras. Na base em testemunho de intervenções posteriores, integra uma lápide em bronze com o símbolo da “Liga dos Combatentes” e a inscrição “AOS COMBATENTES MORTOS PELA PÁTRIA / HOMENAGEM DOS COMBATENTES DA GRANDE GUERRA / XI -1918 XI-1968”.

Historial: A obra foi promovida por uma Comissão Executiva, constituída por antigos combatentes da 1ª Grande Guerra (Maia Alcoforado, David Consul, J. Mendes de Oliveira, M. Ribeiro Dias e M. R. Cravo Roxo), atribuindo-se a responsabilidade da sua construção ao povo, por esta ter sido possível, através de angariação de dividendos por subscrição pública. Constam várias datas no monumento, suscitando duas delas dúvidas sobre o ano da inauguração, correspondentes a 1932, numa inscrição retirada de um texto da autoria de Maia Alcoforado, dedicado aos combatentes, e a 1933 inscrita no relevo em bronze, junto à assinatura do artista Santos.

Bibliografia: (Inscrições do próprio monumento)

Fotógrafo: Jorge Neves

Ano de Registo Fotográfico: 2005


 MONUMENTO AOS MORTOS DA GRANDE GUERRA px

 
Itens no mesmo Distrito