px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Figueira da Foz >
MOLEIRO

Autor: António Nogueira (n. 1967)

Localização: Figueira da Foz, Freguesia dos Moinhos da Gândara, Rua 20 de Junho, Quinta dos Vigários (Coordenadas: N 40.23484º; W 8.76308º).

Data de Inauguração: 19 de Setembro 2005

Promotor: Junta de Freguesia de Moinhos da Gândara

Materiais: Pedra calcária

Dimensões: 216cm (moleiro); 185cm x 171cm x 130cm

Descrição/ Tema: Conjunto escultórico de arte contemporânea, de inspiração realista, numa gramática semelhante, a outras obras de António Nogueira, nomeadamente “Homenagem ao Pescador da Praia da Leirosa” (2000), “Peixeira” (2003), ambas na Praia da Leirosa, Concelho da Figueira da Foz e “Homem do Campo” (2004) em Montemor-o-Velho. Retrata um moleiro na sua actividade profissional, contendo junto a si, o engenho que transforma os cereais em farinha, designadamente a “moega” e as “mós”, entre outros elementos.

Historial: Obra encomendada ao escultor António Nogueira pela Junta de Freguesia de Moinhos da Gândara, com a intenção de homenagear e divulgar, uma actividade que proliferou na Região (moagem de cereais, nos moinhos tradicionais).

Bibliografia: http://www.igogo.pt/moleiro-da-gandara/, 2010-12-05
(Algumas informações sobre a obra foram cedidas pelo escultor António Nogueira).

Registo Fotográfico: António Nogueira (2005)
 MOLEIRO px

 
Itens no mesmo Distrito