px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Figueira da Foz >
HOMENAGEM AO PESCADOR DA PRAIA DA LEIROSA

Autor: António Nogueira (n. 1967)

Localização: Figueira da Foz, Freguesia de Marinha das Ondas, Praia da Leirosa

Data de Inauguração: 12.08.2000

Promotor: Junta de Freguesia de Marinha das Ondas

Materiais: Mármore.

Dimensões: 200cm x 100cm x 70cm

Descrição/ Tema: Estátua de arte contemporânea, de inspiração realista. Localizada junto ao mar, integrada num conjunto arquitectónico, composto por dois paralelepípedos ao alto (onde assenta a estátua) a emergir de um espelho de água semicircular, uma configuração resultante da estrutura que o detém, na qual, em forma semelhante apresenta uma plataforma onde consta um poema “Mar Português”. Na envolvência circunda-o um muro que contém um painel de azulejos representando o mar com uma embarcação de pesca. A estátua retrata um pescador na sua actividade piscatória, segurando com a mão esquerda uma rede de pesca saindo do espelho de água. Apesar de ser uma figura monocromática, as texturas de configuração geométrica que o artista imprime na obra, particularmente nas vestes (calças e camisa), conseguem transmitir ao espectador a imagem de um tecido grosseiro em xadrez, associado a uma indumentária atribuída aos pescadores.
A obra tem características semelhantes a outras do mesmo autor, espalhadas na Região, incluindo nesta mesma localidade a “Peixeira”.

Historial: Obra promovida pela Junta de Freguesia de Marinha das Ondas em homenagem aos pescadores da Paia da Leirosa, que, diariamente arriscam a vida no mar na faina piscatória, ganhando o sustento da família.

Bibliografia: CINTRÃO, Manuel da Costa, Marinha das Ondas na História e na Lenda, ed. Câmara Municipal da Figueira da Foz;

Algumas informações sobre a obra foram cedidas pelo escultor António Nogueira.

Fotógrafo: Jorge Neves

Ano de Registo Fotográfico: 2005
 HOMENAGEM AO PESCADOR DA PRAIA DA LEIROSA px

 
Itens no mesmo Distrito