px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Figueira da Foz >
PEIXEIRA

Autor: António Nogueira

Localização: Figueira da Foz, Freguesia de Marinha das Ondas, Avª do Mar -Parque Peixeiras da Praia da Leirosa.

Data de Inauguração: 30.08.2003

Promotor: Junta de Freguesia de Marinha das Ondas

Materiais: Estátua: Mármore; pedestal: betão e granito

Dimensões: 220cm x 110cm x 70cm

Descrição/ Tema: Estátua de arte contemporânea, de inspiração realista. Assenta, sobre um plinto paralelepipédico de betão revestido a granito polido acompanhado por algumas inscrições. Retrata a peixeira com a sua indumentária tradicional; posicionada como se caminhasse “apregoando” a venda do peixe; tem a perna direita avançada em relação à esquerda, sendo esta em relevo ainda integrada no bloco de pedra em que foi esculpida; o braço direito apresenta-se apoiado na ilharga e o esquerdo segurando a canastra que tem na cabeça. A obra tem características semelhantes a outras do mesmo autor, espalhadas na Região, incluindo nesta mesma localidade a “Homenagem ao Pescador da Praia da Leirosa” e com particular destaque, nomeadamente nos membros inferiores com o “Homem dos Campos do Mondego”, localizada na Carapinheira concelho de Montemor-o-Velho.

Historial: Obra promovida pela Junta de Freguesia de Marinha das Ondas, em homenagem às peixeiras que se deslocavam de canastra à cabeça, a vender na região, o peixe que os pescadores traziam do mar.

Bibliografia: CINTRÃO, Manuel da Costa, Marinha das Ondas na História e na Lenda, ed. Câmara Municipal da Figueira da Foz;

Algumas informações sobre a obra foram cedidas pelo escultor António Nogueira.

Fotógrafo: Jorge Neves

Ano de Registo Fotográfico: 2005
 PEIXEIRA px

 
Itens no mesmo Distrito