px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Aveiro > Concelho de Aveiro >
Places Under Sky

Autor: Panaite Chifu

Localização: Aveiro: Freguesia da Glória, Campus Universitário de Santiago, junto ao bloco da Reitoria no lado nascente.

Data de Inauguração: 6 de Outubro de 2004

Promotor: Universidade de Aveiro

Materiais: Madeira

Dimensões: 10m X 5m X 5m

Descrição: Conjunto escultórico em madeira, de arte contemporânea de cariz minimalista, com algumas semelhanças a “Rumo ao Mundo do Coração”, obra em mármore, do mesmo autor, em Pitesti na Roménia.
Desenvolve-se numa composição de linhas geometrizantes, de vários elementos paralelepipédicos que emergem do solo em alturas diversificadas, destacando-se nas extremidades opostas (dois de um lado e um do outro) três elementos arqueados apontados ao céu.
Estabelece uma certa interactividade com o espectador, permitindo que este se movimente entre os seus elementos, mesmo sentar-se em alguns deles “observando o universo”.
Segundo o autor “Quantas vezes já não observámos o céu, imaginando uma viagem no Universo em busca de apenas um pequeno segredo, um mistério! Nesta dimensão de céu, somos capazes apenas de descrever com o nosso olhar algumas direcções, não todos os caminhos de uma só vez. Esta escultura insere uma proposta – apanha um assento na composição, tenta identificar o teu lugar no Mundo e segue as três direcções dos arcos, pensa, desenvolve a tua filosofia sobre o Universo, acerca do seu Criador… e talvez sejas capaz de encontrar algo único. Conta-o a toda a gente”.

Historial: O conjunto escultórico, fez parte da exposição decorrente durante 2004 em Oliveira de Azeméis, no âmbito do Simpósio Internacional de Escultura em Madeira, organizada pelo Rotary Club local com apoio da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Actualmente algumas das sete obras desta exposição, de outros tantos artistas, ainda podem ser observadas em Aveiro, no Campus Universitário de Santiago.

Bibliografia: - Universidade de Aveiro (2004). Escultura no Campus. Aveiro: UA. (Brochura da exposição decorrente do Simpósio Internacional de Escultura em Madeira).
- http://www.cm-aveiro.pt/www//Templates/GenericDetails.aspx?id_object=27894&divName=138s471s478s1439s1575&id_class=1575, 2008-09-08
-http://www.scultura.org/visualizza/scultore/457.html, 2008-09-08
-http://www.go4arts.com/artists/chifu.htm, 2008-09-08
 Places Under Sky px