px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Cantanhede >
CHAVEGUEIRA

Autor: Moisés (n. 1963)

Localização: Cantanhede, Freguesia da Tocha, Praia da Tocha

Data de Inauguração: 1999 (execução)

Promotor: Câmara Municipal de Cantanhede

Materiais: Pedra de Ançã e Semi Rijo

Dimensões: 110x190x400cm

Descrição/ Tema: Escultura de arte contemporânea, figurativa. Concebida em dois tipos de pedra que lhe proporcionam distintas tonalidades. O escultor desenvolve uma composição de vários elementos em alusão à “Arte Xávega”, representando um barco sobre as “ondas do mar”, encaixando num elemento vertical que faz lembrar um tronco de árvore, onde representa em baixo relevo, formas que sugerem grande movimento, braços humanos que se elevam e peixes entre linhas diagonais.

Historial: A obra inscreve-se no universo de várias peças concebidas, no âmbito do I Simpósio Internacional de Escultura Cidade de Cantanhede, que decorreu entre 20 de Abril e 04 de Maio de 1999. Promovido pela Câmara Municipal de Cantanhede. A obra é alusiva à “Arte Xávega”, uma pesca que ainda subsiste na Praia da Tocha “é um tipo de pesca de arrasto em que um barco sai deixando uma rede ligada a um cabo preso em terra, dando depois uma volta a umas centenas de metros da costa, voltando a um local perto do ponto de partida, para que depois a rede seja puxada por bois (actualmente por tractores) até à praia e o peixe possa ser recolhido” (Priberam 2010).

Bibliografia: Catálogo, I Simpósio Internacional de Escultura Cidade de Cantanhede, 1999;
Catálogo, Criação: III Simpósio Internacional de Escultura de Cantanhede, ed. Câmara Municipal de Cantanhede 2001;
http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=Xávega, 2010-03-02.

Fotógrafo: Jorge Neves

Ano de Registo Fotográfico: 2005






 CHAVEGUEIRA px

 
Itens no mesmo Distrito