px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Viseu > Concelho de Viseu >
Monumento a Viriato

Autor: Marianno Benlliure (1862-1947)

Localização: Viseu, Freguesia de S. José, Estrada antiga de Abraveses, junto à Cava de Viriato.

Data de Inauguração: 16.09.1940

Promotor: Estado (?)

Materiais: Bronze e granito

Dimensões:

Descrição/ Tema: Grupo escultórico monumental, fundido em bronze, de arte de arte contemporânea, dentro de uma corrente realista. Assente num grande pedestal de granito de textura rústica, sobre um aglomerado pedras, ergue-se de porte atlético e em atitude guerreira a estátua de Viriato, empunhado um punhal na mão direita, e segurando um escudo na esquerda junto ao peito. Ao nível do chão, a ladear o pedestal encontram-se cinco figuras em posição de “ataque”, empunhando armas (punhais e lanças), representando os “pastores-guerreiros que acompanhavam Viriato”. Nos muros que antecedem o talude integrante da Cava do Viriato, tem inscrito “No Ano de 1940 - O Povo desta Terra Comemora os Feitos de Viriato”; “Aqui Mergulham as Raízes desta Raça, Viva e Forte – Imortal na sua Essência”.

Historial: Obra erigida em honra de Viriato “chefe guerreiro que incarnou, no longínquo século II a.C., a luta dos autóctones contra o poderoso invasor Romano” (CORREIA, 1989).

Bibliografia: CORREIA, Alberto, Viseu, Lisboa 1989;

PEREIRA, José Fernandes, Dicionário de Escultura Portuguesa, pg. 96, Lisboa 2005;

Fotógrafo: Alfredo Costa

Ano de Registo Fotográfico: 2004
 Monumento a Viriato px