px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Leiria > Concelho de Leiria >
Papa Paulo VI

Autor: João Charters de Almeida (n.1935)

Localização: Leiria: Freguesia de Leiria, Jardim de Camões

Data de Inauguração: 08-12-1968

Promotor: Câmara Municipal de Leiria

Materiais: Estátua: bronze; Pedestal: pedra de Lioz

Dimensões: Estátua: alt. 270cm, base: alt. 08cm; pedestal: alt. 160cm, larg. 260cm e 210cm

Descrição/ Tema: Estátua monumental moldada em bronze, encontra-se sobre um pedestal de configuração ovalada. De arte contemporânea, mostra uma figura humana de braços abertos e rosto levantado, concebida numa massa compacta marcada por linhas que desenvolvem vigorosos movimentos e lhe concedem um grande dinamismo formal.
Nesta obra o autor exibe uma plástica figurativa de tendência expressionista, que está patente na sua primeira fase, distinguindo-a do pendor marcadamente abstracto e geometrizante que virá a seguir na maior parte das suas obras, como por exemplo na Porta, peça que fez também, para esta cidade de Leiria, em 1999.

Historial: Em 1967 comemorou-se o cinquentenário das “Aparições de Fátima”, originando a vinda do o Papa no dia 13 de Maio a Fátima, com passagem por Leiria. Para assinalar o momento a Câmara Municipal de Leiria mandou erigir o monumento ao Papa, conforme consta na placa em bronze colocada junto à estátua com a inscrição “A CÂMARA MUNICIPAL ASSINALA / A MEMORAVEL PASSAGEM DE SUA / SANTIDADE POR LEIRIA EM 13 DE / MAIO DE 1967 / LEIRIA 8 DE DEZEMBRO DE 1968”.
Em 2005 / 2006, foi requalificada a zona envolvente ao monumento, e a própria estátua sofre intervenções de restauro e o pedestal de pedra calcária, é substituído pelo actual, de pedra de Lioz.

Bibliografia: PEREIRA, José Fernandes, Dicionário de Escultura Portuguesa, Lisboa 2005;

http://dispersamente.blogspot.com/2006/11/leiria-histria-de-uma-esttua.html;

http://www.chartersdealmeida.com/03_Arte_Publica_Nacional.htm.

Fotógrafo: Susana Paiva

Ano de Registo Fotográfico: 2004

  Papa Paulo VI px