px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Leiria > Concelho de Batalha >
Monumento a Mousinho de Albuquerque

Autor: F. Belo

Localização: Batalha, Freguesia da Batalha, Pç. Mouzinho de Albuquerque, junto ao Mosteiro
(Coordenadas: N: 39º 39’ 30.5’’; W: 008º 49’ 27.9’’)

Data de Inauguração: 1997

Promotor: Câmara Municipal da Batalha

Materiais: Busto: matéria sintético; Pedestal: betão revestido a pedra calcária; Padrões: betão

Dimensões: Busto: 140cm; pedestal: 180cm x 82cm

Descrição/ Tema: Busto de arte contemporânea de inspiração realista, retrata o homenageado com a indumentária militar. Assenta sobre um alto pedestal paralelepipédico com uma placa em granito polido, onde consta o nome de Mouzinho de Albuquerque com as datas do seu nascimento e morte e uma frase da sua autoria “…A CORAGEM E ABENEGAÇÃO / SÃO SEMPRE GRANDES / E NOBRES”. A ladeara encontram-se dois “padrões” de betão ligeiramente mais altos com várias placas comemorativas de homenagem a Mouzinho de Albuquerque, de diferentes datas.
Historial: Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque (1855-1902) era natural da freguesia da Batalha, neto de Luís da Silva Mouzinho de Albuquerque o responsável em 1840/1843 pela primeira campanha de restauros no Mosteiro da Batalha. Foi Oficial de Cavalaria, ocupando vários cargos políticos e militares ao longo da sua vida. Protagonizou em Chaimite (1895), a captura do imperador nguni Gungunhana tendo passado pouco tempo depois, a Governador Geral de Moçambique. Quando regressou a Portugal foi nomeado o responsável pela educação do Príncipe D. Luís Filipe de Bragança.
Bibliografia: CMB: http://www.cm-batalha.pt/?pagina=comunicado&id=410, 02-11-2009;

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_da_Silva_Mouzinho_de_Albuquerque, 02-11-2009;

IHRU: http://www.monumentos.pt/Monumentos/forms/002_B1.aspx, 02-11-2009

Ano de Registo Fotográfico: 2009 DRCC




 Monumento a Mousinho de Albuquerque px

 
Itens no mesmo Distrito