px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Leiria > Concelho de Porto de Mós >
Painel a D. Fuas Roupinho

Autor: Victor Santiago (pintura original)

Localização: Porto de Mós, Freguesia de São João Batista, Jardim Municipal, Posto de Turismo
(Coordenadas: N: 39º 36’ 11.6’’; W: 008º 49’ 06.8’’)

Data de Inauguração: 1985

Promotor: Câmara Municipal de Porto de Mós

Materiais: Azulejo cerâmico

Dimensões: 180cm x120cm

Descrição/ Tema: Painel de azulejos figurativo, de arte contemporânea. Apresenta-se numa composição monocromática em azul cobalto sobre fundo branco, figurando nele com indumentárias e armas da época, D. Fuas Roupinho a apresentar os seus prisioneiros de guerra “muçulmanos” ao Rei D. Afonso Henriques.
Historial: D. Fuas Roupinho é considerado o primeiro Almirante português, contemporâneo do rei D. Afonso Henriques, saiu vencedor em vários encontros com o “inimigo” entre eles a derrota dos muçulmanos na proximidade de Porto de Mós quando estes pretendiam atacar a povoação e na incursão ao largo do Cabo Espichel. D. Fuas Roupinho é ainda conhecido pela lenda do Sítio da Nazaré, contando-se que quando ele andava a caçar naquele local, o cavalo espantou-se e correu desenfreado em direcção ao penhasco e que quando estava prestes a precipitar-se no abismo, D. Fuas apelou à Virgem que o salvasse e milagrosamente não chegou a despenhar-se.
Bibliografia: D. Fuas Roupinho in Grande Dicionário Enciclopédico, Vol. 13, pg. 5443, Ed. Clube Internacional do Livro.

Ano de Registo Fotográfico: 2009 DRCC

 Painel a D. Fuas Roupinho px

 
Itens no mesmo Distrito

 
 
Itens no mesmo Concelho