px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Aveiro > Concelho de Aveiro >
Salineira e Marnoto


Autor: António Quintas

Localização: Aveiro, Freguesia de Vera Cruz, Rotunda das Pirâmides, acesso à A25

Data de Inauguração: 12 de Maio de1994 (colocação)

Promotor: Câmara Municipal de Aveiro

Materiais: Aço inoxidável e betão

Dimensões: alt. 21,60m, comp. 23,20m

Descrição: Conjunto escultórico alusivo à salineira e ao marnoto, entre outros elementos que directa ou indirectamente lhe estão associados. Está sobre uma base de betão de configuração geométrica, apresentado-se numa composição de elementos em aço inoxidável, de grande verticalidade, também de linhas geométricas, incluindo as duas figuras humanas que se pretende serem os representantes do marnoto e da salineira (os restantes elementos representarão os montes de sal, os armazéns de sal, o barco moliceiro e as emblemáticas “casas da Costa Nova”).
O conjunto exibe um grande equilíbrio formal com certa “leveza”, facultada pela possibilidade de observar o horizonte através de todos os elementos da composição, o que mantém uma certa cumplicidade com a proximidade envolvente, marcada pela presença da água.

Historial: A Câmara Municipal de Aveiro, mandou construir, o monumento à salineira e ao marnoto, duas das figuras características de actividades tradicionais da região. Este monumento poderá enquadra-se nos que existem um pouco por todo o país, de homenagem ao trabalhador e que tem vindo a ser construídos nas últimas décadas, em particular após o “25 de Abril”, promovidos por várias entidades, entre as quais se destacam as autarquias.

Bibliografia: - http://www.cm-aveiro.pt/www//Templates/GenericDetails.aspx?id_object=27876&divName=138s471s478s1439s1575&id_class=1575 , 2008-05-23
- http://www.quintas.pt/website1.swf, 2008-06-13

Fotógrafo: José Menezes

 Salineira e Marnoto px