px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Leiria > Concelho de Leiria >
Pastor Peregrino

Autor: Anjos Teixeira (filho) (1908-1997)

Localização: Leiria, Freguesia de Leiria, Jardim Luís de Camões
Coordenadas: N: 39º 44’ 39.3’’; W: 008º 48’ 25.3’’)

Data de Inauguração: 1959

Promotor: Ministério das Obras Públicas (?)

Materiais: Mármore

Dimensões: Escultura: 240cm, base: 79cm x 11cm; plinto: 90cm x 90cm

Descrição/ Tema: Estátua em mármore branco, de feição naturalista num ideário de aproximação à estética tardo-romântica, desenvolvida em várias obras do escultor Artur Anjos Teixeira, pai e mestre do autor deste trabalho. A escultura encontra-se sobre um plinto cúbico revestido a mármore. O artista inspira-se numa figura pastoril da obra do poeta de Leiria “Rodrigues Lobo”, que representa o próprio poeta. O escultor Pedro Anjos Teixeira apresenta um quadro bucólico, composto por um homem musculado com indumentária de pastor, segurando na mão direita um cajado e na esquerda as patas de um pequeno cordeiro que descai do seu braço com a cabeça voltada para uma ovelha que surge no mesmo lado aos pés do “pastor”, de cabeça erguida na sua direcção.

Historial: Segundo a data insculpida na base, a estátua foi realizada pelo escultor Pedro Anjos Teixeira em 1957, posteriormente foi oferecida pelo Ministério das Obras Públicas da altura à Câmara Municipal de Leiria.

Bibliografia: PEREIRA, José Fernandes, Dicionário de Escultura Portuguesa, Lisboa 2005;
Alerta Leiria, Ed. do Agrupamento nº 127 do Corpo Nacional de Escutas, Leiria

Fotógrafo: Susana Paiva

Ano de Registo Fotográfico: 2004


 Pastor Peregrino px