px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Leiria > Concelho de Leiria >
Monumento aos Mortos da I Grande Guerra

Autor: Fernando Marques ( 1934-2017) (escultor) e Augusto Romão (arquitecto) (?)

Localização: Leiria, Freguesia de Leiria, Rotunda do Largo de Infantaria 7
(Coordenadas: N: 39º 44' 26.7'' W: 008º 48 09.2'')

Data de Inauguração: 13-05-1929

Promotor: Empregados do Comércio Leiriense (?)

Materiais: Pedra

Dimensões: 450 cm alt. (aprox.)

Descrição/ Tema: Escultura monumental em pedra, segue os modelos do séc. XIX, princípio do sec. XX. De constituição maciça, configuração geométrica circundado por um friso vegetalista em relevo, integra uma figura feminina alada de amplas dimensões, segurando junto ao peito uma espada de lâmina voltada para baixo, denunciando uma linha de inspiração clássica. Na parte oposta, sobressai um relevo de uma cruz de Cristo sobre uma palma ao alto.

Historial: O monumento foi inaugurado em 13 de Maio de 1929 na Praça de Goa Damão e Diu, tendo sido o lançamento da primeira pedra quatro anos antes, em 9 de Abril de 1925 pelo Sr. Presidente da República, Manuel Teixeira Gomes. Inicialmente o projecto, da autoria do escultor Luís Fernandes e do arquitecto Augusto Romão, seria diferente teria uma maior monumentalidade e estava previsto incluir os brasões de todos os concelhos do distrito de Leiria, mas por razões económicas não terá sido possível concretizar. Em 1973 devido a um arranjo urbanístico da praça onde estava implantado, o monumento foi transferido para o Largo de Infantaria 7. Em 2003 decorreram neste local arranjos urbanísticos que deram lugar a um novo traçado da zona de implantação do monumento resultando numa nova envolvência, encontrando-se actualmente o monumento dentro de uma rotunda, sensivelmente na mesma zona onde foi colocado em 1973.

Bibliografia: Alerta Leiria, Ed. do Agrupamento nº 127 do Corpo Nacional de Escutas, Leiria;

http://alfredocr.blogs.sapo.pt/12278.html, 29-10-2009

Fotógrafo: Susana Paiva

Ano de Registo Fotográfico: 2004






 Monumento aos Mortos da I Grande Guerra px
 Monumento aos Mortos da I Grande Guerra px