px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Coimbra >
Longer Journeys

Autor: Pedro Cabrita Reis (n. 1956)

Localização: Coimbra, Freguesia de Santa Cruz, Pátio da Inquisição, Centro de Artes Visuais

Data de Inauguração: 22-11-2003 (colocação Pátio da Inquisição)

Promotor: Estado

Materiais: Alumínio, luzes florescentes e cabos eléctricos

Dimensões: 400cm x 2300cm x 440cm

Descrição/ Tema: Escultura de arte contemporânea, constituída por materiais como o alumínio, cabos eléctricos e lâmpadas florescentes. A obra apresenta-se como uma construção que nos liga à arquitectura “o espectador descobre acima da sua cabeça uma casa sustentada por uma estrutura de vigas que poderá espreitar de baixo para cima. O plano de projecção da planta arquitectónica vê-se deste modo subvertido pela deslocação do espectador, literalmente transferido para as bases da construção que sobre si se ergue” (FERNANDES, 2003).
Historial: “Longer Journeys”, constitui uma das duas obras realizadas por Cabrita Reis para a representação portuguesa na 50ª edição da Bienal de Veneza (2003), e venceu o Prémio Tabaqueira de Arte Pública 2003. A obra além dos materiais que actualmente a constituem, inicialmente tinha as “portas standard” em contraplacado, tendo sido posteriormente substituídas por alumínio pelo artista, para adaptação ao espaço exterior. A obra foi cedida à Câmara Municipal de Coimbra encontrando-se desde então no Pátio da Inquisição junto ao CAV.
Bibliografia: Construtor de Lugares in Pedro Cabrita Reis, pg. 250, 269, ed. Ministério da Cultura / Fundação Serralves, 2003
http://www.interact.com.pt/interact9/interfaces/interfaces1.html, 2009-12-02

Fotógrafo: Paulo Abrantes

Ano de Registo Fotográfico: 2004


 Longer Journeys px

 
Itens no mesmo Distrito