px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Santarém > Concelho de Mação >
Padre Joaquim da Silva Tavares

Autor: Soares Branco (1925-)

Localização: Cardigos, concelho de Mação, freguesia de Cardigos, Pç. José de Oliveira Tavares.
Coordenadas: N: 39º 41’ 41.5’’; W: 008º 01’ 07.2’’

Data de Inauguração: 1978 (inscrita no busto)

Promotor: Padre Alberto Tavares

Materiais: Busto: bronze; pedestal: de betão revestido a granito

Dimensões: Busto: 95cm x 60cm; pedestal: 150cm x 80cm

Descrição: Busto em bronze, de arte contemporânea, assente sobre um plinto paralelepipédico revestido com lajes de granito, com inscrições alusivas ao homenageado, onde constam as datas e os locais, do seu nascimento e morte. O autor retrata o homenageado com indumentária religiosa segurando nas mãos entrelaçadas um livro, o que pode sugerir a apetência para o conhecimento sentida ao longo da vida pelo Padre Joaquim da Silva. A figura exibe marcas e feições que denunciam conhecimento ou estudo por parte do artista, da pessoa representada. Uma característica constatada em inúmeras obras da autoria de Soares Branco, de variadas técnicas, espalhadas por todo o país e no estrangeiro.

Historial: O Padre Joaquim da Silva Tavares (1866-1931) é natural da freguesia de Cardigos. Entrou para a Ordem Jesuítica em 1880. Estudou humanidades e filosofia entre 1882 e 1888. Durante um ano ensinou português e latim, passando depois ensinar a disciplina de ciências área da sua grande vocação. No ano de 1894 estudou teologia em Espanha e França, vindo a concluir a sua formação religiosa em 1898 em Viena de Áustria. Em 1908, assumiu o cargo de Reitor do Colégio de São Fiel (jesuítico). Foi co-fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais, da Sociedade Ibérica de Ciências Naturais e em 1902 da revista jesuítica Brotéria, na qual publicou vários artigos científicos.
O busto erigido em sua homenagem é datado de 1978, tendo sido mandado erigir pelo Padre Alberto Tavares (informação verbal – Pres. da Junta de Freguesia de Cardigos, em Agosto 2009).



Bibliografia: CORREIA, Emanuel, Soares Branco Mestre Escultor; Lisboa 1998;

PEREIRA, José Fernandes, Dicionário de Escultura Portuguesa, pg. 97, Lisboa 2005;

CD - Cardigos – Conheça o Concelho de Mação através da Freguesia de Cardigos, ed. Gabinete de Projecção e Divulgação das Culturas de Portugal, Porto, s.d.;

http://www.companhia-jesus.pt/portugal/lisboa/broter.htm, 2009-08-17;



Ano de Registo Fotográfico: 2009 DRCC
 Padre Joaquim da Silva Tavares px