px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Castelo Branco > Concelho de Sertã >
Monumento a Guilherme Nunes Marinha

Autor: António Costa Mota (Sobrinho) - (1877-1956)

Localização: Sertã: Freguesia da Sertã, Pç. da República
Coordenadas: N: 39º 48’ 27,4’’; W: 008º 05’ 52,3’’

Data de Inauguração: 1907 (data inscrita no monumento)

Promotor: Grupo de Amigos do homenageado

Materiais: Busto: bronze; pedestal: pedra calcária

Dimensões: Busto: 0,65m; pedestal: 2,15m

Descrição: Busto em bronze de cariz naturalista, assente sobre um pedestal em calcário, marcado por vários frisos e ornado por um narciso em cada uma das quatro faces. O artista retrata o homenageado realçando, marcas e feições, que acusam uma mimética do real, remetendo-nos para uma característica comum em grande parte da sua obra que é profícua em bustos; entre os quais, o do Actor Taborda no Jardim da Estrela, o de Rosa Araújo, na Av. da Liberdade (ambos em Lisboa); o do médico António Feio, em Seia e o de Vaz Preto, no Lg. da Sé em Castelo Branco.

Historial: Guilherme Nunes Marinha (1840 – 190-?), foi um ilustre cidadão da Sertã, formado em direito pela Universidade de Coimbra, no ano de 1865. Estabeleceu-se como advogado nesta vila, e, exerceu alguns cargos no Município, entre eles, o de Vereador da Câmara e o de administrador do Concelho.
Através das inscrições existentes no monumento, induz-se ter sido promovido por um grupo de amigos do homenageado, bem como ser o ano de 1907 o correspondente ao da sua execução.

Bibliografia: FIGUEIREDO, Tasso de, Elogio Fúnebre de Guilherme Nunes Marinha Lido na sessão Solemne do Gremio Certaginense Em 1 d’ Outubro de 1906, Ed. Minerva Celinda, Sertã 1906;

PAMPLONA, Fernando, Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses, vol.2, 4ª ed. Liv. Civilização Editora, 2000;

PEREIRA, José Fernandes, Dicionário de Escultura Portuguesa, pg. 412-414, Lisboa 2005;

http://www.lisboapatrimoniocultural.pt/artepublica/eescultura/pecas/Paginas/Cavador.aspx, 2009-08-13
Ano do Registo Fotográfico: 2009 DRCC
 Monumento a Guilherme Nunes Marinha px
 
 
Itens no mesmo Concelho