px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Miranda do Corvo >
Homenagem à Mulher

Autor: Camarro (1958 - )

Localização: Miranda do Corvo, Freguesia de Miranda do Corvo, Praça da Cruz Branca.
(N: 40º 05’ 23.2’’; W: 008º 19’ 2’’)

Data de Inauguração: Junho 2002

Promotor: Câmara Municipal de Miranda do Corvo

Materiais: Pedra calcária

Dimensões: Escultura: 3 m alt.

Descrição/ Tema: Escultura de arte contemporânea, de contornos figurativos, esculpida num monobloco de pedra, concebida para ser observada de todos os lados. Constituída por uma figura feminina que sobressai delicada, protegida na retaguarda por uma pétala enquanto na parte frontal surge como se germinasse numa explosão de força, da própria natureza. A evocação da figura feminina é visível em diversas obras de Camarro tanto ao nível da escultura como da pintura. Nesta obra observam-se particulares semelhanças com duas esculturas da sua autoria, com a designação de “Monumento à Liberdade”, localizadas: no Poio em Ponte de Vedra na Galiza e no Pinhal Novo (Concelho de Palmela).
Historial: O monumento de Homenagem à Mulher, é da autoria do artista plástico Camarro e foi criada em 2002, no âmbito de um Simpósio de Escultura, promovido pela Câmara Municipal de Miranda do Corvo, que decorreu na Praça da Cruz Branca, onde se realizava anteriormente o mercado, e mais tarde viria a ser implantada a escultura. A inauguração da reabilitação da praça decorreu em 23 de Maio de 2004, dois anos após a execução da escultura, pelo que terá sido projectada a pensar já na sua implantação. Além da “Homenagem à Mulher” o artista plástico Camarro tem outras obras da sua autoria em Miranda do Corvo, que foram encomendadas posteriormente pela autarquia [Monumento ao Comerciante; Monumento às Vindimas (Lamas); Homenagem ao Bombeiro Voluntário e Monumento ao Oleiro].



Bibliografia: http://camarro-art.com/curriculum-vitae/, 2009-10-14;

http://camarro-art.com/category/escultura/, 2009-10-14

Fotógrafo: Jorge Neves

Ano de Registo Fotográfico: 2005
 Homenagem à Mulher px

 
Itens no mesmo Distrito