px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Miranda do Corvo >
Homenagem ao Ferroviário

Autor: Fernando Martins

Localização: Miranda do Corvo, Freguesia de Miranda do Corvo, Pç. da Cruz Branca
(Coordenadas: 40º 05' 23,2'' W: 008º 19' 44,8”)

Data de Inauguração: 16-12-2006

Promotor: Câmara Municipal de Miranda do Corvo

Materiais: Aço cortene, ferro, madeira (sulipas) e granito

Dimensões: 240cm x 102cm

Descrição/ Tema: Escultura de arte contemporânea, figurativa. Apresenta a figura do “ferroviário” recortada, extraída da chapa de aço cortene, também ela aqui exposta, sugerindo o “negativo” da figura. Os dois elementos encontram-se fixados a uma peça que aparenta um fragmento da “linha de caminho de ferro”, revelando-se como uma reutilização de materiais. A obra pode indicar a vontade do artista em criar um trabalho “site-specific”, que reforce a especificidade do lugar, dado a proximidade do “Ramal da Lousã”.

Historial: Obra promovida pela Câmara Municipal de Miranda do Corvo, no âmbito das comemorações do centenário do “Ramal da Lousã”, em homenagem ao ferroviário.

Bibliografia: REGATÃO, Pedro Regatão, Arte Pública e os Novos Desafios das Intervenções no Espaço Urbano, ed. Bond Books on Demand, 2007


Ano de Registo Fotográfico: 2009 DRCC

 Homenagem ao Ferroviário px

 
Itens no mesmo Distrito