px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Distrito de Coimbra > Concelho de Coimbra >
Peça do Mês no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

Peça do Mês no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha px
1/11/2017 a 30/11/2017
NOVEMBRO

Medalha – AA6

Dimensões: largura 14cm; altura: 9cm;
Categoria: AA-Adereços e objetos de adorno;
Matéria: prata;
Contexto arqueológico: Quadricula B´1 III; Zona claustro - ala norte; Proveniência estrutura 7;Contexto estratigráfico terra negra;
Data do achado 06/01/1996;
Datação da peça: séc. XVI-XVII(?);
Peça estudada pela Dra. Teresa Mourão.



Iconografia: anverso - Nossa Senhora com o menino; reverso - Nossa Senhora com o menino e Santo.

Descrição: medalha em prata de forma retangular com três saliências nos eixos. No topo, perpendicularmente à face da medalha, aro de suspensão em forma de lágrima invertida com perfuração central circular.

No anverso: Nossa senhora com o menino e crucifixo - no lado esquerdo do campo da medalha, representação de Nossa Senhora, de pé e a mais de meio corpo, coroada com coroa de três pontas, com o menino nos braços e ladeada por dois lampadários pendentes. À direita o cruxifixo. Cristo, na cruz, está representado com as pernas ligeiramente fletidas mas com os braços totalmente horizontais, veste uma túnica comprida com uma cruz saliente no tronco. Os limites exteriores da cruz envolvem o corpo do senhor e têm forma reta.

No reverso: Nossa senhora com o menino e santo - no lado esquerdo do campo da medalha está representada Nossa Senhora, a meio corpo, com o menino ao colo, ambos aureolados; à direita e em semblante de ancião e está figurado com barba e capuz de frade.

A peça do mês de novembro é uma Medalha em prata e está patente ao público na exposição permanente "Freiras e Donas de Santa Clara - arqueologia da clausura".


Local

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

Outras informações

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Rua das Parreiras
3040-266 Coimbra
Telefone
239 801 160
E-mail
mosteiro.scvelha@drcc.gov.pt
Horário de terça-feira a domingo, das 10h às 18 horas

Áreas

Eventos no mesmo Distrito

Eventos no mesmo Concelho

 

* A informação aqui apresentada foi disponibilizada pelas Câmaras Municipais e/ou agentes culturais. A DRCC declina a responsabilidade sobre qualquer erro e/ou omissão.