px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Distrito de Leiria > Concelho de Nazaré >
Peça do mês no Museu Dr. Joaquim Manso

 Peça do mês no Museu Dr. Joaquim Manso px
25/10/2017 a 30/11/2017
Novembro 2017

Leopoldo de Almeida (1898-1975)
Pescador do Bacalhau, 1944
Gesso patinado, alt. 68 cm
Oferta do autor, 1975
Museu Dr. Joaquim Manso inv. 19 Esc.


As longas campanhas nos navios da pesca do bacalhau marcaram gerações de homens da costa portuguesa. Decorriam sobretudo entre março e outubro, quando a chamada “Frota Branca” enchia os frios mares do Norte.
Muitos foram os pescadores da Nazaré que andaram ao bacalhau. Em busca de melhores condições de vida, e perante a incerteza da pesca local, as campanhas do bacalhau fazem parte das “histórias de vida” de muitos nazarenos.
As partidas e chegadas aos portos eram momentos de grande emoção, vividos entre lágrimas e sorrisos, com a presença de muitos familiares.
Esta escultura de Leopoldo de Almeida transmite-nos uma representação idealizada do Pescador do Bacalhau. Descalço, em ligeiro contraposto, com olhar cabisbaixo, como que em momento de descanso, veste camisola e calças arregaçadas, sendo o sueste que lhe cobre a cabeça o principal elemento que o associa à Faina Maior.
Produzida em 1944, período áureo desta pesca, esta escultura integra-se também na época das grandes encomendas públicas fomentadas pelo Estado Novo, para as quais Leopoldo de Almeida foi um dos principais escultores, com obras que correspondem ao programa ideológico e estético do regime e da “Política do Espírito” de António Ferro. O pescador do bacalhau é, assim, erguido a herói, numa representação dentro do ideário classicizante do autor, que escamoteia as agruras das campanhas no frio dos Bancos da Terra Nova e da Gronelândia.

O Museu Dr. Joaquim Manso é detentor de vários objetos e documentação associada à pesca do bacalhau, doados por artistas e pela comunidade.

Local

Museu Dr. Joaquim Manso

Outras informações

Museu Dr. Joaquim Manso
Rua D. Fuas Roupinho
2450-065 Sítio | Nazaré
telef. 262562801
e-mail: mjmanso@drcc.gov.pt
http://mdjm-nazare.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/MuseudaNazare
Horário: terça-feira a sexta-feira | 10h00 -12h30 | 14h -17h30

Áreas

Eventos no mesmo Distrito

Eventos no mesmo Concelho

 

* A informação aqui apresentada foi disponibilizada pelas Câmaras Municipais e/ou agentes culturais. A DRCC declina a responsabilidade sobre qualquer erro e/ou omissão.