px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Distrito de Coimbra > Concelho de Coimbra >
Peça do mês no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

Peça do mês no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha px
1/10/2017 a 31/10/2017
OUTUBRO

Taça – SCV066
Marca de pontel.
Perfil completo, derivante da colagem de vários fragmentos.
Altura: 43mm
Diâmetro bordo: 96mm
Diâmetro base: 39mm
Datação: Século XVII d.C.

Taça tem bordo vertical, corpo hemisférico, fundo cónico e base anelar constituída por um fio de vidro branco opaco plissado com a pinça de vidreiro e revirado. Asa de fita, plissada com a pinça de vidreiro. Foi feita em vidro branco opaco. Além da decoração moldada, com padrão de caneluras verticais obtidas por sopragem em molde, as paredes foram decoradas com gotas de vidro azul, amarelo e dourado, aplicados pela técnica do splashing, as gotas de cor azul são mais abundantes, as vermelhas são concentradas nas caneluras e as douradas são espalhadas de forma irregular.

Das duas asas de fita, plissadas com a pinça de vidreiro, que possuiu, apenas uma foi encontrada. É um objeto típico da produção veneziana do séc. XVII. Muitos exemplares estão conservados nos museus, sendo mais raro o caso de ter sido encontrado este tipo de taça em contextos arqueológicos.


Do acervo em vidro encontrado em escavação arqueológica, quatro peças notáveis, preservadas quase integralmente, têm um destaque especial. Em comum o facto de terem duas asas e a técnica de fabrico em vidro sarapintado (“Blobbing” / “Splashing”). Trata-se de uma técnica destinada a obter uma decoração polícroma, que consiste em pequenas manchas de cores variadas. A colha posta na cana de sopro, é rolada em cima da mesa de trabalho, na qual são espalhados pequenos fragmentos de vidro de várias cores, preferivelmente opaco. Dessa forma, os fragmentos ficam cravados na superfície, e rapidamente são fundidos nela.

Local

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

Outras informações

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Rua das Parreiras
3040-266 Coimbra
Telefone
239 801 160
E-mail
mosteiro.scvelha@drcc.gov.pt
Horário de terça-feira a domingo, das 10h às 19 horas (até 14 de outubro)
Horário de terça-feira a domingo, das 10h às 18 horas (a partir de 15 de outubro)

Áreas

Eventos no mesmo Concelho

 

* A informação aqui apresentada foi disponibilizada pelas Câmaras Municipais e/ou agentes culturais. A DRCC declina a responsabilidade sobre qualquer erro e/ou omissão.