px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Distrito de Leiria > Concelho de Caldas da Rainha >
Jornadas Europeias do Património no Museu José Malhoa

Jornadas Europeias do Património no Museu José Malhoa px
13/9/2017 a 24/9/2017
22, 23 e 24 de setembro de 2017
Jornadas Europeias do Património
“Património e Natureza”

Programa

Dia 22, 23 e 24 de Setembro | 10h00 - 12h30 | 14h00 - 18h00
Projeto “Corpo Sombra”
Artista Plástica Sandra Roda
Reúne desenho, instalação, vídeo e palestra
Público-alvo: Público em geral

Dia 22 | 15h30
Apresentação do Projeto “Corpo Sombra” com a presença de Sandra Roda

A intervenção no Museu Malhoa resulta do diálogo entre dois espaços que, apesar da proximidade, nos revelam diferentes perspetivas de natureza.
Ponto de partida:
O quadro “A Mata” de José Malhoa no Museu, representação do espaço físico que o inspirou, Mata Rainha Dª Leonor, sensivelmente a 15´do lugar do quadro.
Percurso:
O percurso repetido entre os dois polos e nos dois sentidos, permitiu-me registar, recolher e interpretar fragmentos desta trajetória (desenho, vídeo e paus). São viagens entre dois planos preenchidos por reflexões paradigmáticas entre cultura e natureza, entre o meu corpo e o outro e por último eu enquanto outro.
E se eu fosse árvore? A pergunta impõe-se ao longo das caminhadas. E se eu fosse árvore como projetaria o meu corpo na paisagem? Que sombra desenharia, que dimensão obteria ela?
A sombra assume aqui o valor simbólico da relação do homem com a natureza e com a natureza do homem. Essas naturezas que historicamente fomos transformando através do conhecimento, da instrumentalização e do desejo.
Chegada:
O Mundo real não existe, porque é apenas a nomeação de uma totalidade indefinível: o que existe é o mundo das nossas representações e projeções, como notou Shopenhauer.
“O artista só deve seguir a natureza… interpretá-la com sinceridade” José Malhoa (atenção que no binómio, Ars Vel Natura, é a “verdade” da arte que predomina e a esta que se refere José Malhoa)
Público-alvo: Público em geral

Dia 22 | 21h00
Alessio Vellotti - Viagem de Regresso
Neste concerto, o pianista e compositor Alessio Vellotti apresenta o seu primeiro registo discográfico, "Viagem de Regresso". A música percorre ambientes variados, passando pelo jazz, pelo funk, pela música latina, pelo blues, com alguns elementos étnicos e folclóricos. A improvisação e a interação são caraterísticas centrais, levando a música a lugares surpreendentes.
Público-alvo: Público em geral

Dia 23 | 11h00
Apresentação do Projeto “Corpo Sombra” com a presença de Sandra Roda
Público-alvo: Público em geral

Dia 23 | 18h00
Palestra e observação "4ª Noite dos Morcegos de Caldas da Rainha"
O objetivo principal desta atividade é a sensibilização da população para a importância ecológica e económica dos morcegos e a sua desmistificação, explicando e mostrando um pouco as suas principais características e o seu comportamento. Para além disso, pretendemos dar a conhecer uma das zonas mais emblemáticas das Caldas da Rainha, o Parque D. Carlos I.
Esta atividade terá integrada uma palestra, que reforçará a importância ecológica e económica dos morcegos e levará os participantes ao local onde serão efetuadas as escutas com detetores de ultra-sons (junto ao lago do Parque).
A palestra será seguida de escutas que terão início após o pôr-do-sol, tendo estas uma duração máxima de 1h30. O recurso a detetores de ultra-sons neste tipo de atividades é uma mais valia, pois para além de permitir perceber um pouco o comportamento dos morcegos na zona, fá-lo sem causar interferências ou perturbações.
Público-alvo: Público em geral
Apoios: GPS – Grupo Proteção Sicó; União de Juntas de Freguesia – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório

Dia 24 | 11h00
Apresentação do Projeto “Corpo Sombra” com a presença de Sandra Roda
Público-alvo: Público em geral

Dia 24 | 15h30
Palestra “Interpretação dos motivos fitomórficos nas obras da exposição permanente do Museu José Malhoa”
Professor António Xavier de Barros e Cunha Pereira Coutinho, Departamento de Ciências da Vida Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade de Coimbra.
Público-alvo: Público em geral

Dia 24 | 17h00
Concerto de Guitarra Clássica, por Sérgio Fernandes
Público-alvo: Público em geral

Local

Museu José Malhoa

Outras informações

Museu José Malhoa
Parque D. Carlos I
2500-109 CALDAS DA RAINHA
Telef. +351 262 83 19 84
Fax +351 262 84 34 20
E-mail: mjosemalhoa@drcc.gov.pt
Horário:
terça a domingo
10h00 às 12h30
14h00 às 17h30

Áreas

Eventos no mesmo Distrito

Eventos no mesmo Concelho

 

* A informação aqui apresentada foi disponibilizada pelas Câmaras Municipais e/ou agentes culturais. A DRCC declina a responsabilidade sobre qualquer erro e/ou omissão.