px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Distrito de Leiria > Concelho de Nazaré >
Objeto do mês no Museu Dr. Joaquim Manso

Objeto do mês no Museu Dr. Joaquim Manso px
1/9/2017 a 30/9/2017
Setembro 2017

Registo de Santo ou Lâmina ou Chapa
"Milagre de Nossa Senhora da Nazaré", séc. XX
Virgínia Teixeira Peixoto, Sítio da Nazaré
diam. 13 cm
Doado por Noémia Tito Calixto, 1982
Museu Dr. Joaquim Manso inv. 330 Grav.


Em setembro, decorrem as Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré, cujo dia se celebra no dia 8. O culto a Nossa Senhora da Nazaré motivou a criação de "lâminas" ou "lâmedas" ou "chapas", trabalhos populares com uma dupla função, votiva e recordação da deslocação do peregrino ao Santuário.

Por norma são pequenos quadros (retangulares, alguns circulares), preparados para serem suspensos na parede ou em pequeno oratório.

São realizados a partir de uma gravura (“registo de santo” do Milagre de Nossa Senhora da Nazaré a D. Fuas Roupinho),envolta por pormenores florais ou outros elementos alusivos ao mar e à pesca, pintados a anilina ou realizados com colagens de papéis coloridos e tecido. Protege a composição um vidro delimitado por filete colorido ou uma a “caixa de vidro” com moldura mais ou menos elaborada.

Eram vários os “santeiros” que se dedicavam a este trabalho no Sítio da Nazaré. Entre eles destacou-se Virgínia Teixeira Peixoto, de cujos trabalhos o Museu Dr. Joaquim Manso possui uma coleção significativa, de que é exemplo a peça em destaque durante o mês de setembro.

Este é um trabalho artístico popular com base num "registo de santo" do Milagre de Nossa Senhora da Nazaré, coberto de acetato com moldura bordada por cercadura de duplo foliculado; em volta desta moldura, um círculo igualmente em fio metálico envolve lantejoulas avermelhadas com caule metálico simbolizando flores; tem ainda um remate em forma de estrela, decorada com duas fiadas de fio metálico, igualmente enfeitadas com lantejoulas de cor vermelha e pétalas douradas.
Assenta num círculo de prata verde, que, por sua vez, está colado em fundo de prata branca. Todo o conjunto está colado em cartão e a moldura é de formato circular em metal, com aselha metálica, suspensa por uma fita de veludo vermelho, que agarra num motivo decorativo metálico para pendurar.

Local

Museu Dr. Joaquim Manso

Outras informações

Museu Dr. Joaquim Manso
Rua D. Fuas Roupinho
2450-065 Sítio | Nazaré
telef. 262562801
e-mail: mjmanso@drcc.gov.pt
http://mdjm-nazare.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/MuseudaNazare
Horário:
terça a domingo
10h00 às 12h30
14h00 às 17h30

Áreas

Eventos no mesmo Distrito

Eventos no mesmo Concelho

 

* A informação aqui apresentada foi disponibilizada pelas Câmaras Municipais e/ou agentes culturais. A DRCC declina a responsabilidade sobre qualquer erro e/ou omissão.