px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Distrito de Leiria > Concelho de Nazaré >
José Pereira Cardina. Construtor de relógios de torre da Nazaré - Museu Dr. Joaquim Manso

José Pereira Cardina. Construtor de relógios de torre da Nazaré - Museu Dr. Joaquim Manso px
14/6/2017 a 2/7/2017
14 junho a 2 de julho
Inauguração 14 de junho | 15h30

Exposição

José Pereira Cardina. Construtor de relógios de torre da Nazaré

Durante séculos, foram os sinos e depois os relógios de torre das igrejas e frontarias de Câmaras a regular o tempo das comunidades, das suas horas de trabalho e socialização. Na primeira metade do século XX, em Portugal, há um nome que se destacou na relojoaria de torre – a “Casa Cardina”, da Nazaré.

Da oficina de José Pereira Cardina (1882-1953), saíram relógios de torre batendo horas, horas e quartos, horas e meias horas, horas repetidas, batendo as trindades... com corda para 8 ou 30 dias, espalhados pelo país inteiro. Como refere o investigador Mota Tavares (2005), “com o nome e a firma Cardina viajava para toda a parte o nome da Nazaré”.

Foi o relógio do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, aplicado em 1921, a primeira grande encomenda da “Casa Cardina”, máquina que ainda hoje podemos contemplar em toda a sua magnificência na torre do Santuário, apesar de já se encontrar desligada.

Com a colaboração de familiares, amigos e entidades locais, o Museu Dr. Joaquim Manso apresenta ao público uma exposição sobre este incansável e visionário nome da relojoaria monumental, de que se completaram 135 anos do nascimento a 6 de junho, natural de Porto de Mós, mas radicado na Nazaré desde 1909 para se tratar nos reputados “Banhos Quentes”.

A inauguração será no dia 14 de junho, pelas 15h30, sendo proferidas umas palavras pelo Dr. Mário Bulhões, Historiador de Arte e professor na Universidade Sénior da Nazaré.

Pelas 16h00, no Palácio Real da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, terá lugar a conferência “Relojoaria de Torre em Portugal - de Norte a Sul, em voo de pássaro”, por Fernando Correia de Oliveira, jornalista e investigador do Tempo, em toda a sua multidisciplinaridade. É licenciado em Direito (Universidade de Lisboa) e jornalista desde 1974. Trabalhou 20 anos para a Agência de Notícias Portuguesa, primeiro correspondente português em Pequim (1988-1990), 10 anos com o PÚBLICO (1993-2002) e é freelancer e editor desde 2002, distinguindo-se entre os títulos portugueses dedicados ao tema da Relojoaria. É membro de vários organismos internacionais sobre estudos do Tempo e especialista em Tempo e História da Medição do Tempo para o Governo Português. Contributos para títulos especializados em Espanha, Brasil, México e Coreia do Sul. Mais informação sobre o autor no seu blogue http://estacaochronographica.blogspot.pt/

Como refere o Jornal “O Mensageiro”, em 1946, “Com tão bom relógio, que desde a sua montagem, ainda não adiantou ou atrasou um minuto, não há razão para deixar de ser pontual”.

Organização: Museu Dr. Joaquim Manso, com colaboração de Sérgio Cardina e Rui Remígio
Apoio: Confraria de Nossa Senhora da Nazaré e Universidade Sénior da Nazaré / CMN


Local

Museu Dr. Joaquim Manso

Outras informações

Museu Dr. Joaquim Manso
Rua D. Fuas Roupinho
2450-065 Sítio | Nazaré
telef. 262562801
e-mail: mjmanso@drcc.gov.pt
http://mdjm-nazare.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/MuseudaNazare
Horário:
terça a domingo
10h00 às 12h30
14h00 às 17h30

Áreas

Eventos no mesmo Distrito

Eventos no mesmo Concelho

 

* A informação aqui apresentada foi disponibilizada pelas Câmaras Municipais e/ou agentes culturais. A DRCC declina a responsabilidade sobre qualquer erro e/ou omissão.