px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Distrito de Leiria > Concelho de Nazaré >
Peça do mês no Museu Dr. Joaquim Manso

Peça do mês no Museu Dr. Joaquim Manso px
1/5/2017 a 31/5/2017
Maio

Foquim
Madeira
Doador António Meca da Felismina
Museu Dr. Joaquim Manso inv. 548 Etn.


Em maio, no ano em que celebra o Centenário das Aparições de Fátima, destacamos o foquim pintado por Manuel Meca Bombas, que tem a particularidade de reunir ambas as devoções marianas da região, tendo na tampa a pintura do multissecular Milagre de Nossa Senhora da Nazaré e, no seu verso, a representação da Aparição de Nossa Senhora de Fátima aos Pastorinhos.

O foquim era um recipiente em madeira utilizado pelos pescadores para levarem o farnel e outros pertences para a faina no mar. De forma cilíndrica, possui uma tampa com asa para ser facilmente transportado.

Cada pescador possuía o seu foquim, pintado com símbolos ou decorações simples.
Mas, de objeto utilitário, eterno “companheiro do pescador quando vai ou regressa do mar”, o foquim acabou por se tornar num adereço decorativo do traje tradicional do pescador e motivo de vários concursos nas décadas de 1950 e 1960, nomeadamente no mês de Abril, na altura da Páscoa (“Avril au Portugal”).

Alguns são verdadeiras obras de arte popular. É o caso deste foquim, pintado pelo nazareno Manuel Meca Bombas, que apresenta peixes cinzentos e azuis, mas cujo principal interesse reside na decoração da tampa com o Milagre de Nossa Senhora da Nazaré. Na parte interior da mesma, inclui-se a representação da Aparição da Nossa Senhora de Fátima aos Pastorinhos, o que exprime a grande religiosidade da comunidade piscatória, tão sujeita aos naufrágios e desventuras do mar, que é simultaneamente fonte de alimento e alegrias, assim como de dor e morte.


Local

Museu Dr. Joaquim Manso

Outras informações

Museu Dr. Joaquim Manso
Rua D. Fuas Roupinho
2450-065 Sítio | Nazaré
telef. 262562801
e-mail: mjmanso@drcc.gov.pt
http://mdjm-nazare.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/MuseudaNazare
Horário:
terça a domingo
10h00 às 12h30
14h00 às 17h30

Áreas

Eventos no mesmo Distrito

Eventos no mesmo Concelho

 

* A informação aqui apresentada foi disponibilizada pelas Câmaras Municipais e/ou agentes culturais. A DRCC declina a responsabilidade sobre qualquer erro e/ou omissão.