px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Distrito de Viseu > Concelho de São Pedro do Sul >
OCUPAI! 2017 . Candidaturas - Binaural/Nodar

OCUPAI! 2017 . Candidaturas - Binaural/Nodar px
23/3/2017 a 15/5/2017
até ao dia 15 de maio 2017

OCUPAI! 2017


OCUPAI! - Festival Ibérico de Arte e Ação
24 e 25 Junho 2017
São Pedro do Sul (Lenteiro do Rio)

Candidatura para espetáculos/intervenções artísticas (poesia, música, teatro, novo circo, ateliês, atividades para infância, arte e natureza) até ao dia 15 de maio 2017.

Co-organização: Binaural/Nodar e Município de São Pedro do Sul
Financiamento: Governo de Portugal, Direção Geral das Artes, ao abrigo de contrato de apoio tripartido.
[Palavras-chave: Ocupação, expressão, libertação, comunicação, ironia, rio, interior, família, empatia, iberismo, espaço público]

O OCUPAI! - Festival Ibérico de Arte e Ação volta em 2017 com a sua terceira edição, desta vez para se instalar durante dois dias à beira do rio Vouga, num local emblemático da cidade de São Pedro do Sul (Distrito de Viseu): o Lenteiro do Rio, espaço onde as águas correm mais lentas, onde a vegetação é aprazível e diversa e onde noutros tempos os habitantes lavavam e punham a secar a roupa, local portanto propício para fazer comunidade. É com esse espírito de re-fazer comunidade que o OCUPAI! trará dois dias de tempo sensível e lentamente fruível, como deve ser encarada a própria vida quotidiana.
Até ao dia 15 de Maio 2017, aceitam-se candidaturas para espetáculos de artistas/companhias portuguesas e espanholas, que sejam “fora da caixa”, inovadores, provocadores, inclusivos, divertidos, para a família e que fujam aos clichés mais batidos. Aceitam-se candidaturas nas áreas da poesia, música intimista e/ou exploratória, teatro/performance de rua, novo circo, ateliês, atividades para infância, arte e natureza, etc.
As candidaturas devem incluir sinopse, biografia, ligações para fotografias e vídeos, proposta financeira e raider técnico e devem ser dirigidas exclusivamente por email para info@binauralmedia.org com o assunto “CANDIDATURA OCUPAI 2017.
------------------------------------------
O OCUPAI! é um festival que se inspira na emergência de movimentos de ocupação do espaço urbano, mas aplicando um fator de cortesia à moda antiga, através da utilização, na língua Portuguesa, da verdadeira forma da segunda pessoa do plural do verbo ocupar: OCUPAI!, tornando assim a palavra de ordem numa proposta de ação serena e positiva, não caótica e violenta.
O OCUPAI! traz uma imprevisível coexistência entre a força das comunidades de uma cidade e as suas contingências existenciais, que perturbam, que metem em crise, que fazem mexer e pensar, recordando-nos que tudo é passível de ser alterado: basta atingir o ponto de transformação com inteligência, ironia e perseverança.
O OCUPAI! é um festival ibérico no sentido em que assume o seu posicionamento geográfico no interior beirão, mas ao mesmo tempo situado no cruzamento com regiões do arco norte-ocidental da península ibérica: Minho, Douro, Galiza, Asturias e Castilla y León, que tantas ligações históricas, linguísticas e/ou culturais têm com a zona, promovendo-se assim uma interação espontânea com gente boa que vem de contextos comparáveis ao de São Pedro do Sul, trabalhando há décadas no agitar consciências em terras de província, assumindo riscos como forma de vida, o que torna esses riscos mais verdadeiros e próximos das pessoas.
Convém a este respeito lembrar que a própria Binaural/Nodar iniciou a sua atividade cultural, nos idos anos entre 2004 e 2006 a trabalhar em estreia colaboração com artistas sonoros e performers de Castilla y León y da Galiza, acolhendo por longas temporadas artistas/amigos como Nilo Gallego, Iñaki Ríos ou Pablo Rega.
OCUPAI! é um festival sem medo de trilhar caminhos arriscados.

OCUPAI! é um festival no verão que não é um festival de verão.

OCUPAI! é um festival que acredita que não é só a grande escala que convoca públicos, também a disseminação de micro-ações com sentido.

OCUPAI! é um festival que pretende impulsionar uma relação quotidiana nova numa pequena cidade do interior.

OCUPAI! é um festival não efémero e não auto-celebrativo.

OCUPAI! é um festival que junta criatividade manual e local à moda antiga, música improvável e inclassificável, palavra falada, cantada e gritada, que invoca o poder da voz no rompimento de barreiras sensoriais e psicológicas.

OCUPAI!: não podemos deixar de colocar o desafio. É esse o nosso compromisso com a cidade e com quem a vive.

Coordenação Geral: Luís Costa
Direção Artística: Manuela Barile
Produção Executiva: Diana Silva
Comunicação e Multumédia: Liliana Silva

A Binaural/Nodar é uma entidade financiada através de contrato de apoio tripartido da Direção Geral das Artes, juntamente com os municípios de São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades.

Local

São Pedro do Sul (Lenteiro do Rio)

Outras informações

Binaural/Nodar
Rua do Seixo, 5
3670 Vouzela
232 723 160
www.binauralmedia.org/

Áreas

Eventos no mesmo Distrito

 

* A informação aqui apresentada foi disponibilizada pelas Câmaras Municipais e/ou agentes culturais. A DRCC declina a responsabilidade sobre qualquer erro e/ou omissão.